Direcção de Administração e Serviços abraça formação sobre o Transtorno do Espectro Autista.

A Direcção de Administração e Serviços PNA participou na conferência internacional sobre desenvolvimento de habilidades através da arte no tratamento de Transtornos no Espectro Autista.

Nos dias 18 e 19 de Novembro de 2022, os técnicos da Direcção de Administração e Serviços da PNA, que exercem as funções de especialista em Assistência Social e Intervenção Psico-Social no Departamento de Serviços Sociais, bem como as vigilantes, educadoras de infância, médicas pediatras dos Centros Infantis “Estrelas e Ninho dos Azulinhos” participaram com êxito na conferência internacional de Transtornos no Espectro Autista.

Tendo em conta o surgimento de muitos casos de crianças com transtornos do Espectro Autista, urge a necessidade do Departamento dos Serviços Sociais elevar os níveis de conhecimento das vigilantes, educadoras de infância, médicas pediatras dos centros e psicólogas da Direcção.

O autismo é considerada uma síndrome caracterizada por transtornos qualitativos e quantitativos de interacção social, comunicação e uso da imaginação, cujos sintomas surgem nos primeiros 36 meses de vida. Hoje o autismo é nomeado como síndrome do espectro autista, porque o quadro clínico é muito variado, existem autistas com elevado grau de desenvolvimento intelectual e sociabilidade e outros que apresentam um quadro severo de retardo mental e insociabilidade.

As participantes gostaram da forma como foram apresentados os temas, adquiriram conhecimentos sobre os sinais e sintomas do Transtorno de Espectro Autista, de realçar que no âmbito desta parceria a Direcção de Administração e Serviços da PNA, conta com a colaboração do Centro de Desenvolvimento Kuzula Mona.


Fonte: Própria